top of page

      A produção acidental do formaldeído deu-se por Alexander Mikhailovich Butlerov em 1859 , enquanto procedia à combustão incompleta do carbono, como parte da sua investigação sobre as estruturas de compostos orgânicos.



     Outro "acidente", nove anos depois, aconteceu quando o químico alemão August Wilhelm von Hofmann passou uma mistura de metanol e ar sobre uma espiral de platina aquecida e identificou um produto dessa reação: o formaldeído. No ano da morte de von Hofmann, 1892, Friedrich August Kekulé von Stradonitz isolou a forma pura do formaldeído através da oxidação do metanol com o ar utilizando um catalisador metálico, sendo ainda este método utilizado nos dias de hoje para o fabrico do formaldeído.



     Quando se fala em formaldeído, associa-se este composto principalmente ao embalsamamento, que foi um dos seus primeiros grandes usos. No entanto, pensa-se que o formaldeído teve um lugar no reino de Cleópatra, que, obsecada com a preservação da beleza e da juventude, pode ter usado este composto.



     Embora as indústrias médicas e de alimentos tenham utilizado o formaldeído, a indústria responsável pela sua grande popularidade foi a do plástico.







Bibliografia:

[1] http://www.iaquk.org.uk/ResourcesFormaldehyde.html acedido a 15-05-2013.

História e Descoberta [1]

bottom of page